top of page

Maceió e suas maravilhas!!!

Super dicas de Maceió

Maceió, capital de Alagoas.

Não é por acaso que a capital alagoana está entre os roteiros turísticos mais procurados do nordeste brasileiro. Maceió dispõe de belas praias, excelente culinária, muita cultura, vida noturna agitada e, acima de tudo, uma atmosfera contagiante. A capital alagoana é, sem dúvida, daqueles lugares que você se apaixona à primeira vista.


Gastronomia

Jatiúca pode ser considerado como a primeira praia a ganhar destaque nos guias de turismo. Hoje, encontram-se inúmeras opções de restaurantes e quiosques com uma enorme variedade. Você tem a possibilidade de desfrutar da culinária regional, com seus pratos de frutos do mar, aqueles com ‘sotaque’ francês, italiano, japonês e até peruanos. A capital, assim como boa parte do Nordeste, é reduto de inúmeras tapiocarias. Ou seja, você não pode deixar de aproveitar ao menos um dos mais 30 sabores de recheio para tapioca. Gosta de camarão? Então, não deixe de provar o chiclete de camarão. O nome parece estranho, mas se trata de uma mistura de cinco queijos diferentes feita no Imperador dos Camarões. Quer mais pratos regionais? Não deixe de conhecer (e comer) uma deliciosa galinha à cabidela e uma carne de sol bem servida em dos muitos restaurantes espalhados pela capital.


Onde ir?

A vantagem de conhecer Maceió é ter a possibilidade de desfrutar das facilidades de uma cidade como estrutura de grande capital. E não tem como negar que os 40 quilômetros de uma das orlas mais bonitas do país é, sem dúvida, o seu grande atrativo. Ela é repleta de cenários sedutores, o que assegura ótimos passeios. Quem já esteve na capital sabe que as praias urbanas são lindas e não deixam a desejar em nada para aquelas mais afastadas ou em até outros municípios. Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca retratam essa constatação graças às ciclovias, feirinhas de artesanato, restaurantes e, obviamente, mar deslumbrante. Algumas praias, aliás, têm algo a mais, como a própria Pajuçara. É só dar uma olhada na tabela de marés para planejar, por exemplo, um passeio de jangada até as piscinas naturais. Algo espetacular! Se você gosta de conhecer a história e a cultura de Maceió, não faltam opções. São os casos do Theo Brandão de Antropologia e Folclore, a Catedral Metropolitana de Maceió, o Palácio Floriano Peixoto, Mirante de São Gonçalo, o Teatro Deodoro da Fonseca e o Museu da Imagem e do Som de Alagoas. Quer fazer compras? Existem muitos locais. Tem o Pavilhão do Artesanato, com aproximadamente 150 lojas. Outro local com excelentes opções para comprar artesanato é o barro Pontal, onde muitas mulheres vivem de renda. A especialidade é uma renda típica de Alagoas chamada filé. Sabe como identificar? Pelos tecidos coloridos e vazados.

Aliás, Maceió também é o ponto de partida para quem deseja conhecer outras praias do litoral alagoano, como Maragogi, que é próxima à fronteira com Pernambuco e recebeu o apelido de “Caribe brasileiro”, Praia do Francês (Marechal Deodoro), Praia do Gunga (Barra de São Miguel) ou Praia do Toque (São Miguel dos Milagres).


Onde ficar?

Pode ficar tranquilo. Não faltam lugares para se hospedar em Maceió. Os bairros de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca concentram excelentes hotéis e pousadas de todos os tipos e com uma vista maravilhosa. Outro detalhe explica essa tendência: ficam na orla e disponibilizam uma variedade de atrações. Será inserido quando subirmos os hotéis – citaremos no texto as melhores oportunidades.


Você Sabia?

Maceió tem 40 km de orla. As três enseadas principais são Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca e possuem uma excelente infraestrutura, com calçadão, ciclovia, quadras esportivas e barracas. Aliás, são essas regiões que concentram excelentes hotéis. Rústicas jangadas que levam dez minutos para atravessar os dois quilômetros entre a praia e os recifes rumo as piscinas naturais de Pajuçara. Não deixe de fazer um desses passeios que são realizados quando a maré está baixa. Os aquários naturais impressionam pelas águas claras. Gosta de história e de cultura? Então, conheça os mais variados monumentos da capital alagoana. Na região central estão localizadas a Catedral Metropolitana e a Igreja de Bom Jesus dos Martírios, além dos museus Pierre Chalita e Théo Brandão.


Se quiser fazer um compra e conhecer a arte regional, o Mercado de Artesanato é uma excelente pedida. São 280 lojas repletas de artigos regionais. De couro e madeira ao barro e renda, passando pelo bordado, palha e cerâmica. Que tal observar o centro da cidade, o mar da Pajuçara e da Ponta Verde, o Porto de Maceió e toda a extensão da costa sul? Deve ser lindo, não é? Então, visite o Mirante de São Gonçalo e desfrute de belas paisagens lá do alto.


E então quer conhecer esse paraíso no nordeste brasileiro?!? Então não perde tempo e já chama um de nossos agentes JFT e já monta o seu pacote com os melhores preços.





 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page